Tosse - Agulhas Magicas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Tratamentos






Fenômeno reflexo cujo resultado é a expulsão súbita ruidosa, mais ou menos repetida e violenta, de ar dos pulmões. É instalada nos brônquios que são as ramificações que partem dos pulmões até a traquéia, por onde circula o ar da respiração. É o principal sintoma das doenças do pulmão e do trato respiratório.
A tosse é uma desarmonia energética ocasionada por fatores internos e externos. A MTC (Medicina Tradicional Chinesa) diz que essa doença não depende apenas do pulmão, mas pode ser causada por
cada um dos órgãos Yin. A tosse do pulmão é acompanhada por dispnéia e escarro, a tosse do coração por dor na região cardíaca e sensação de obstrução na garganta, e se do rim transmite para a bexiga causando incontinência urinária ao tossir.
Toda a tosse é atribuída a uma combinação de invasão de fator patogênico externo com alimentação inadequada. A energia "vento externo" é a principal causa de tosses exteriores.Penetra pela pele, agride o Qi (energia) de defesa e conseqüentemente, o pulmão. Existem vários tipos de "vento" que provocam a tosse:
Vento-Frio - invade a pele e a energia de defesa;
Vento-Calor - entra pelo nariz e boca e afeta a garganta, é o tipo mais seco;
Vento-Secura - os líquidos orgânicos do pulmão são queimados provocando tosse seca com pouco ou nenhum fluido.
Outros fatores que afetam diretamente o Qi (energia) do pulmão são a preocupação, a raiva e frustração, a alimentação em excesso, principalmente doce, a base de gordura e quente como álcool.
Provocam associados, os seguintes tipos de sintomas e tosse:
tosse seca, boca seca, lábios quebradiços, febre baixa, calafrios, tosse com muito muco, sudorese noturna, dispnéia, lombalgia, tosse com expectoração purulenta, febre alta, dor torácica e halitose e tosse com expectoração fétida.
"Segundo a MTC", o princípio de tratamento é estabelecer e classificar o tipo de tosse correspondente aos sintomas e reorganizar as energias desestruturadas, colocando-as na direção e intensidade adequadas a cada órgão e víscera, resolvendo assim, os sintomas e causas, como é do principio de tratar " ramo e raiz".

 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal