Obstruções - Agulhas Magicas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Tratamentos

A obstrução intestinal é ocasionada por uma série de transtornos da motilidade dos intestinos, causados por vários fatores patogênicos endógenos e exógenos.
Divide-se em obstrução intestinal de causa orgânica e mecânica. A primeira inclui a obstrução que se deve á má formação congênita, ou mesmo os processos inflamatórios, tumorais, cicatricial, aderencial, vólvulos, intuscepção, ascaridíase, etc e a obstrução mecânica é causada por paralisia intestinal, o enteroespasmo, etc. Na MTC (Medicina Tradicional Chinesa, a obstrução intestinal é conhecida como: "não se assimila a comida", " dor abdominal", "vomito fecaloide", etc. As principais manifestações de obstrução intestinal são: dores e distensão abdominais, vômitos, constipação, etc.

Etiologia:

1-   Estagnação pelo Frio perverso – A agressão pelo Frio, o excesso de alimentos crus e frios fazem com que o Frio estagne nos Intestinos de modo que desarmoniza a circulação de Energia dos Intestinos levando à disfunção intestinal.
2-   Estagnação de alimentos – O desregramento alimentar, intemperância ou o uso excessivo de alimentos gordurosos fazem com que haja a estagnação de alimento que não digere causando a obstrução da Energia da Víscera.
3-   Acúmulo de calor nos Intestinos – O ataque dos fatores patogênicos exógenos que penetram o corpo e convertem-se em Calor, consomem os líquidos orgânicos e, como conseqüência, as fezes ficam secas e obstruem os Intestinos.
4-   Ascaridíase – Estes parasitas intestinais amontoam-se e obstruem os Intestinos.

Diferenciação:

1-   Estagnação de Frio perverso -   Manifesta-se por uma dor abdominal intensa que não tolera a pressão, acompanhada de náuseas e o desejo de vomitar que se aliviam com o Calor, debilidade ou desaparecimento de borborigmos e constipação.
2-   Estagnação de alimentos -   Manifesta-se pela distensão e plenitude epigástricas, dor que não suporta a pressão, náuseas, vômito, constipação: em caso mais grave aparecem os vômitos fecaloides.
3-   Ascaridíase – Manifesta-se pela dor abdominal intolerável que se agrava com a pressão, náuseas e vômitos, constipação, aparecimento de contornos intestinais na parede do abdome, intumescimentos, massas no ventre e urticária em todo o corpo.

Tratamento:

O tratamento tem a finalidade de eliminar a obstrução, acalmar a dor e normalizar a circulação da Energia dos Intestinos. Também tem o objetivo de melhorar a função do Estomago, eliminar a estagnação de alimentos, a Energia de contracorrente acalmando o vômito e a expulsão dos parasitas intestinais.
A acupuntura consegue em todos os casos uma boa resolução das disfunções energéticas que causam a obstrução intestinal. É um caso grave e agudo, razão pela qual se deve fazer um diagnóstico claro e agulhamento correto e competente. Dependendo do caso, se não houver a melhora, deve-se optar pela indicação de cirurgia pelo profissional capacitado para tal.  


 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal