Moxabustão - Agulhas Magicas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Tratamentos

O emprego da moxabustão consiste em cauterizar os pontos de acupuntura a fim de regularizar a circulação da energia e estimular a função dos órgãos.
Moxabustão é um método terapêutico externo, cuja técnica consiste em utilizar determinadas substancias para queimar, defumar e cobrir o ponto ou a área afetada. Seu uso é muito antigo, com registros existentes nos anos 518-168AC. Séculos mais tarde, a moxa torna-se moda e aparecem profissionais dedicados a essa terapia, com literatura detalhada, indicando que já era antigamente, tema de interesse e uso geral. Aplica-se sobre a pele um cone ou bastão de Artemísia para recuperar o "vazio e o frio". A Artemísia é uma planta de cheiro e princípio ativo forte e na China sua colheita é feita no 5º dia do 5º mês lunar, porque fora desse período, o principio ativo não é o mais intenso e melhor. Existe vários tipo de moxa: de enxofre, de tabaco, de madeira de amoreira ou pessegueiro, de seiva de junco, de pasta de grão de mostarda, e a mais utilizada, o bastão de Artemísia. Suas características são de sabor picante e amargo, natureza quente que penetra nos meridianos do coração, baço-pâncreas, pulmão, rim e fígado. A sua indicação e função é aquecer esses meridianos para dispersar o ruim, o vento, o frio e umidade, fazendo circular a energia (Qi) e o sangue (xue), promovendo o relaxamento da musculatura e dos tendões, ajudando nas dores abdominais, na tosse, na asma e fluir a mucosidade.
É empregada no tratamento das hemorragias, impotência, espermatorreia, ejaculação precoce, na prevenção da asma, gripes e resfriados. Há varias contra-indicações de utilização da moxa que são: direto no rosto, nos arredores dos orifícios como olhos, nariz, boca e orelha, nas regiões pilosas, nas cicatrizes, nos casos de plenitude-calor, excesso de Yang do fígado, doenças febris e edema generalizado e em gestantes. É evidente que para esses casos particulares existem outros métodos de recuperação energética no arsenal terapêutico da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), todos com eficácia esegurança desde que preconizados por profissional ético, competente e habilitado para essa finalidade nobre de recuperação energética da saúde, tão importante hoje e sempre.


  

 



   
       






                               

 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal