Dores - Agulhas Magicas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Tratamentos

O termo Bi significa obstrução. Patologias ocidentais tais como artrite, artrose, osteoartrose, artrite reumatóide, gota, pseudogota, dentre outras que causam dores articulares severas, se enquadram nas chamadas Síndromes Bi, síndromes estas que podem ser subdivididas em diversas outras. As síndromes Bi são caracterizadas pela obstrução no fluxo do Qi (energia) e Sangue através dos Canais e Colaterais devido à invasão de fatores patogênicos exógenos nos próprios Canais e Colaterais, nos músculos e nas articulações Manifestam-se principalmente como inflamação, entorpecimento, sensação de peso, distensão, inchaço, dor e limitação nos movimentos articulares.

Etiologia e diferenciação:

A síndrome Bi pode ser causada principalmente pela invasão de fatores patogênicos externos com destaque para Vento, Frio e Umidade, como é possível verificar na citação do Huang Di Nei Jing: "A Síndrome Bi é causada pela combinação do ataque externo de Vento-Frio-Umidade".  
A Síndrome Bi é causada basicamente por dois mecanismos:
. Invasão dos agentes patogênicos externos – Frio, Umidade, Vento e Calor;
. Constituição corporal deficiente do paciente, que nos traz a idéia de alterações individualizadas, genéticas e imunológicas, por exemplo, a fraqueza da Energia Defensiva, que levando ao vazio de Qi da pele facilitando a penetração dos perversos, como expor ao Vento após um trabalho pesado e suado, pelo fato de trabalhar ou andar na água, senta-se ou encostar-se por muito tempo em lugares úmidos. Os textos clássicos e modernos classificam a Síndrome Bi em quatro tipos básicos e de acordo com a localidade onde está presente a obstrução e onde estão os sintomas:
. Bi migratório com predominância do Vento; dor migratória nas articulações, com destaque para punhos, cotovelos, joelhos e tornozelos, limitação do movimento e alternância de frio e febre;  
. Bi doloroso com predominância da Umidade; dor aguda e forte do tipo punhalada nas articulações, aliviada com calor e agravada com frio;  
. Bi fixo com predominância da Umidade; dor fixa e aumento da sensibilidade nas articulações acompanhada de sensação de peso e formigamento nos membros, com tendência a piorar em dias nublados ou chuvosos;
. Bi quente com predominância do Calor; dores articulares com presença dos sinais inflamatórios (dor, calor, turgor e rubor), limitação dos movimentos, normalmente acompanhada de febre e sede.
. Bi da pele;
. Bi do músculo;
. Bi do tendão;
. Bi dos vasos;
. Bi dos ossos.

Tratamento:

A prescrição faz-se de acordo com os pontos locais para regularizar a circulação da Energia e Sangue na região e eliminar a obstrução, fazer a harmonia entre o Qi nutritivo e o Qi defensivo com a finalidade de eliminar os perversos (aquecer o Frio, eliminar a Umidade, o Vento e resfriar o Calor) aliviando assim a dor. Para essa finalidade usam-se agulhas filiformes e cutâneas, agulhas aquecidas, moxabustão e ventosa. A acupuntura é muito eficaz para o tratamento da Síndrome Bi, mas para a artrite reumatóide, que é uma doença crônica, a melhora é lenta. Em todos os casos é necessária paciência e a perseverança para se obter uma eficácia excelente que a acupuntura pode proporcionar.


 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal