Doenças Depressivas - Agulhas Magicas

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Tratamentos

As doenças mentais depressivas e maníacas têm ocorrido na sociedade atual globalizada com muita freqüência. Segundo a MTC (Medicina Tradicional Chinesa) são causadas pelo desequilíbrio entre o Yin e o Yang provocado pela excitação emocional, angústia ou raiva.
As doenças mentais depressivas e maníacas são síndromes do tipo excesso e a principal etiologia é o retardamento do Qi (energia) e a estagnação de Mucosidade e do Fogo.

Etiologia:

1-   Doenças depressivas – São causadas freqüentemente pela fadiga mental excessiva e pela depressão mental fazendo com que o Qi do Fígado fique reprimido e o Baço/Pâncreas falhe na função de transporte, assim, os líquidos orgânicos se acumulam convertendo em Mucosidade que sobe causando doenças mentais depressivas.

2-   Doenças maníacas – São causadas pelo Calor excessivo do Fígado ou no Estomago, o qual sobe junto com a Mucosidade causando os transtornos mentais. Manifesta-se também em pacientes com desejos reprimidos.

Diferenciação:

1-   Doenças depressivas – Neste tipo, o paciente é calado, indiferente, deprimido, às vezes murmurando algumas palavras e, outras vezes fala incoerente e com falta de apetite.
2-   Doenças maníacas – Apresenta-se com acesso súbito, precedido de irritação ou mau humor, dor de cabeça, insônia, olhos coléricos e face vermelha. As manias manifestam-se por querer destruir coisas, agredir ou pegar as pessoas, não reconhecer as pessoas conhecidas, fazer esforços anormalmente grandes e também falta de apetite.

Tratamento:

1-   Doenças depressivas – Esta doença é causada pela estagnação de Mucosidade no Coração e no Baço/Pâncreas, por isso, selecionam-se pontos para eliminar a estagnação de circulação do Qi do Fígado e fazer recuperar a função de transporte do Baço/Pâncreas eliminando a Mucosidade e acalmando o Coração e a mente.
2-   Doenças maníacas – Selecionam-se pontos para eliminar o Yang excessivo causado pela mucosidade, fazendo-a descer para que a mente tenha controle detendo as manias.  
Segundo a teoria de "Sobre o mar" de Lingshu: " O cérebro é o mar da medula e seu ponto é o Fengfu".
Como já é sabido, pode-se perfeitamente reequilibrar as pessoas com a acupuntura, método simples, barato, seguro e altamente eficiente em todas as desarmonias energéticas, desde que, volto a enfatizar, feito por profissional competente, humano e, sobretudo ético.


 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal